domenica, giugno 25, 2006

goya, freud, bukowski, "enfim" , silêncio: nossa irracionalidade desejada. horas sem dormir.



Em algum momento do dia, eu pensei em Freud.
Nos outros, num quarto escuro, úmido e pseudo-auto-suficiente, divaguei irrefletidamente
ou não?


as formações do inconsciente como conflito entre forças. A pulsão no estado puro não pode se manifestar, é importante que

busquem recursos, disfarces para conciliar tais situações.

pulsão.
força íntima que está na fronteira entre o psiquico e o somático, uma força endógena que não pára nunca de funcionar.
inconsciente.
saber que porta sem saber como se porta
é como um negativo de uma fotografia. sem negativo, não há fotografia.
angústia.
relação possível entre afeto e real
desejo.
toda vida é a busca por reeditar essa satisfação. o princípio do prazer é o que rege o funcionamento mental.
histeria.
toda histeria é traumática, porque se trata de um grande mecanismo de defesa.
toda histeria é uma histeria de defesa.
o histérico sofre de reminiscências - lembra sem saber que está lembrando.


./-/. sintoma substitui uma idéia recalcada.


...,

(no meio de um diálogo, pensei-fingindo-que-não-pensei-e-que-pouco-me-importava neste 'chocolatinho' de chinaski)

- seu pai falava muito de você.
- é?
- dizia que você não tinha ambição
- tinha razão.
- é mesmo?
- minha única ambição é não ser nada, parece a coisa mais sensata.
- você é estranho
- não, meu pai é que era. me deixe servir outro drinque para você. é um bom vinho.
- ele disse que você era um bebum.
- esta vendo, CONSEGUI alguma coisa.
- você se parece muito com ele.
- só na superficie. ele gosta de ovos moles,eu gosto duros. ele gostava de companhia, eu gosto de solidão. ele gostava de

dormir à noite, eu gosto de dormir de dia. ele gostava de cachorros, eu puxava as orelhas deles e enfiava fósforos no rabo

deles. ele gostava do emprego, eu gosto de vagabundear.


bukowski,
a morte do pai I,
......
goya
fear

Nessun commento: